HIGIENE ÍNTIMA E SAÚDE SEXUAL MASCULINA


Dia Nacional dos Homens está chegando. Que tal um movimento para lembrá-los da importância do cuidado com a higiene íntima? Dar atenção a limpeza correta durante o banho, após relações sexuais e a masturbação é essencial para prevenir doenças como o câncer de pênis, e manter a saúde sexual em ordem. Sabemos que alguns homens são desligados, então mulheres, deem uma forcinha! Cuidem-se!


POR VINNE BOAVENTURA


Aposto que depois de ler esta matéria, você se perguntará por que não descobriu essas informações sobre o assunto antes. De uma maneira clara e cuidadosa, abordaremos o tema da saúde sexual masculina e os principais cuidados com o nosso órgão sexual. De nada adianta cuidarmos do visual, da pele e do cabelo … se esquecermos da parte que fica escondida sob as roupas, que é essencial para a nossa fisiologia e principalmente no momento do encontro sexual.  
Chega de vergonha, e aprenda BEM sobre o assunto.

Higiene
A maioria dos homens passa uma água no pênis na hora do banho e  “pronto, tá bom” ! Será que se todos nós soubéssemos que a  limpeza do local é uma das principais maneira preventivas do câncer de pênis,  não capricharíamos mais na hora de higienizá-lo?

"Anualmente mil amputações do órgão são feitos em homens no Brasil, devido ao problema de câncer peniano (Sociedade Brasileira de Urologia)"

Não é só a nossa pele do rosto que possui glândulas sebáceas. A glande (cabeça do pênis)  e o prepúcio (pele) também as contêm. Em alguns pênis, elas são mais dilatadas e parecem bolinhas brancas pequenas. Alguns homens, por motivos estéticos as retiram por cauterização térmica.

Essas glândulas, citadas no parágrafo anterior, são essenciais, já que liberam substâncias pra proteção e lubrificação. Essas substâncias são pastosas, brancas, e tem uma química semelhante a do queijo, assim sendo,  têm um cheiro característico. Estou falando do esmegma. Entretanto, seu acúmulo causa um odor péssimo e forte, além de um ambiente próspero para infectar e inflamar.






Cuidados:

1) Lave TODOS os dias seu pênis com água corrente e sabonete neutro ou sabonete íntimo (uma vez durante o dia é indispensável);

2) Puxe bem o prepúcio (pele) para trás e limpe completamente a região que fica coberta, não deixando o esmegma se acumular;

3) Depois de lavar, enxugue! Você previne assaduras;

4) Não use pomadas ou cremes, sem antes consultar um médico;

5) Corte o excesso de pelos da região pubiana, para não ferir a glande quando estes ficam enroscados nela evitando ferimentos locais;

6) Lavar a mão antes de urinar é importante e evita doenças, pois o pênis está limpo e a mão pode estar contaminada;

7) Urinou? Pegue um pedaço de papel higiênico e enxugue-o, cara. Assim você não deixa resíduo de urina na pele, que pode causar inflamação (principalmente para quem tem muita pele);

8) Lave o pênis antes e logo após a relação sexual. A secreção vaginal pode provocar irritações e inflamações também, se permanecer por muito tempo no membro.

Como Consultora de Saúde e Educação Sexual, INDICO:


Sabonete Íntimo Masculino ELLE da A Sós, por R$ 19,90

DICAS GERAIS


1) Pratique exercícios físicos na medida: faça exercícios físicos regulares, mas não fique mais de três ou mais horas seguidas. Você pode aquecer o corpo, e assim, os testículos.

2) Esqueça o cigarro: cigarro, maconha e cocaína reduzem o número de espermatozoides, e assim a sua fertilidade. Além disso, o cigarro piora a circulação, e consequentemente,  a sua ereção.

3) Na hora do sexo: lembre-se da fala da sexóloga Sue Johanson: SEXO SEGURO, ou NADA DE SEXO, isto é, use preservativos. Ele é a barreira mecânica entre os germes e a pele do seu pênis. Vista-se!

E mesmo se vestindo, escolha bem sua parceira sexual, afinal você não quer ganhar grátis uma DST – Doença Sexualmente Transmissível. O chato (pediculose pubiana), por exemplo, é uma doença transmitida mesmo com a camisinha.

4) Evite calças e cuecas apertadas: além de elevar a temperatura na área, pode causar traumas na pele do saco escrotal. Lembre-se e inspire-se nos índios: andam completamente nus.

5) Autoexame: Não, não estou falando do exame da próstata. Quero falar especialmente de você checar seus testículos e a região peniana e ver se não há alguma anormalidade no local. Procure examinar e conhecer cada parte de seu corpo.

Na checagem, procure por: verrugas, bolinhas, ferimentos, manchas, microrganismos (encontrados grudados nos pelos). Repare também se há secreção branca, amarelada ou esverdeada no canal do pênis!

Para finalizar, quero informar que a maioria das doenças e problemas relacionados com o nosso órgão sexual pode ser reversível. O grande problema dos homens é que esperam muito pra solicitar ajuda de um profissional médico, e nesse ínterim, a doença pode agravar ou complicar.

Consulte um urologista pra tirar alguma outra dúvida, e lembre-se que quando mais cedo o tratamento, maior a chance de curar! A prevenção SEMPRE é o melhor caminho pra saúde.




Referências
NETTO JUNIOR, Nelson Rodrigues. Urologia Prática. 5. Ed.. Roca, 2007.

RHODEN, Ernani Luis et al. Urologia – Série No Consultório. Artmed, 2009.

RODRIGUES NETTO JR., Nelson; WROCLAWSKI, Eric Roger. Urologia: fundamentos para o clínico. Rio de Janeiro: Sarvier, 2000.

SROUGI, Miguel; JOSÉ CURY. Urologia básica: curso de graduação médica. Barueri, SP: Manole, 2006
Instituto Brasileiro de Interdisciplinariedadade de Sexologia e Medicina Psicossomática