PRODUTOS ERÓTICOS NA GRAVIDEZ!



O uso de produtos eróticos durante a gravidez gera dúvidas não só para quem os vende, como também para as futuras mamães. Foi pensando nos questionamentos das minhas consultoras A Sós, na hora de vender os produtos para suas clientes, que resolvi pedir ajuda a Consultora de Saúde e Educação Sexual Nina Mager, que faz um trabalho super legal com gestantes junto com a ginecologista Dra. Priscila Pyrrho, em Niterói/RJ, para esclarecer as principais dúvidas sobre o que pode ou não pode ser usado durante a gestação.




O uso de produtos eróticos durante a gestação: mitos e verdades


Enviamos uma série de perguntas para que a Dra. Priscila pudesse responder, a fim de nos orientar sobre os mitos e verdades que rondam o sexo durante a gravidez e para que consultoras e clientes pudessem preparar o momento a dois de forma mais tranquila e segura.


Mas uma coisa é importante salientar, as perguntas e respostas que teremos abaixo, são baseadas em uma GESTAÇÃO SAUDÁVEL E NORMAL, ou seja, é preciso que a gestante tenha consciência de que a sua gravidez não corre riscos e que todo cuidado deve ser tomado. E claro, sempre com orientações médicas.

Dra. a gravidez provoca muitas alterações no corpo da mulher, alterações físicas e emocionais. Sabemos que o aumento da produção de corticoides e progesterona, faz com que a libido caia. Sempre foco na importância da estimulação das fantasias, já que nosso cérebro é nosso principal órgão do prazer, pois é quem manda em tudo. Existe alguma outra forma de estimular a libido?

Sem dúvida o cérebro é a grande chave para obter saúde sexual, e os hormônios e neurotransmissores podem agir direta e indiretamente nele. Por isso, precisamos ter atitudes que estimulem adequadamente o cérebro e a produção dessas substâncias. Seguem algumas dicas:



  • Faça atividade física. Os exercícios liberam endorfinas, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, fundamentais para o bom desempenho sexual;
  • Melhore os desconfortos. Qualquer coisa que esteja incomodando (física, mental ou emocionalmente), pode desconcentrar e atrapalhar a entrega e o envolvimento necessários para esse momento;
  • Converse com seu parceiro. O primeiro quesito para se ter uma relação sexual de qualidade é um parceiro interessante e interessado. Um bom papo, olho no olho, um beijo bem dado, e carícias, aumentam a produção de ocitocina que criam vínculo, promovem o afeto e aumentam a vontade de se entregar ao parceiro;
  • Alimente-se bem, com uma dieta rica em antioxidantes. Além de boa disposição, alguns alimentos aumentam o fluxo sanguíneo na região genital, e facilitam a lubrificação, o que aumenta a sensação de prazer.
  • Cultive uma atitude mental positiva e mantenha baixos os níveis de estresse. Se você se sentir bem e confiante, seu parceiro o(a) achará mais sexy e atraente.
  • Se conheça melhor. O autoconhecimento é fundamental para que se possa entender e explicar ao parceiro pontos mais sensíveis e eventuais zonas que trazem sensações desagradáveis, logo, devem ser evitadas;
  • Faça terapia, se achar necessário. Caso você ache que nada está funcionando, podem haver questões mais profundas que precisem sem trabalhadas e que estejam impedindo o pleno desempenho sexual, ou reduzindo a libido.




Como mencionei antes, levando em consideração uma gestação saudável e normal, a gestante pode utilizar cosméticos eróticos durante a gravidez?

Sim. A gravidez não é diferente de nenhum outro período da vida da mulher. Desde que não haja contraindicações médicas, a gestante pode usar produtos eróticos normalmente.


Existem no mercado excitantes que simulam uma vibração, os que chamamos de "vibrador líquido". Existe alguma restrição para o uso desse produto?

Considerando-se uma gestação saudável sem intercorrência, não há necessidade de haver restrição.
(neste caso o obstetra deve ser consultado).




Acessórios como bolinhas de pompoarismo, vibrador clitoriano (bullet), vibradores (que penetram), plugs, podem ser utilizados durante a gestação? Eles podem estimular algum tipo de contração?

Embora haja muita preocupação de o ato sexual, ou uso de vibradores e outros objetos, ou até mesmo o orgasmo acarretarem contrações, essas contrações são ineficazes quando o bebê não está pronto, e não desencadeiam o trabalho de parto. Um brinquedinho, principalmente para estimular o clitóris, pode ir bem.


Algum produto pode provocar o trabalho de parto?


Se o bebê não estiver pronto, nem o sexo, nem o orgasmo, nem os produtos podem provocar o trabalho de parto. Pelo contrário, o prazer e o orgasmo estão relacionados com a redução do parto prematuro.

Relação sexual machuca o bebê?

Não. O útero é um órgão fechado que protege o bebê e o pênis não consegue atingi-lo. Ao contrário, os hormônios de bem-estar liberados pela mãe nesse momento, inundam também o cérebro do bebê, tornando-o mais receptivo a essas sensações na vida extrauterina.

Ejaculação auxilia o parto normal, principalmente no final da gestação?

Existem indícios para crer que o sim. O sêmen é rico em prostaglandinas, que são substâncias que causam relaxamento e amadurecimento do colo uterino, necessário para que se desencadeie o trabalho de parto. Mas vale lembrar que, se o bebê não estiver pronto, esse processo não acontecerá.

Que dica você dá para as gestantes se manterem sexualmente ativas?

Apesar da gravidez ser um momento onde a maioria dos casais tem redução da atividade sexual (40 a 60%), esse pode ser um momento extremamente positivo, de aproximação do casal, de descoberta de novas formas de prazer, e de plenitude da mulher. Libertem-se dos preconceitos, e não deixem que a nova mãe impeça a antiga mulher de se expressar. Surgem novos papéis sim, mas nem por isso os antigos devem ser excluídos. Com um pouco de sabedoria e disposição, é possível fazer desse momento um trampolim pra uma vida sexual ainda mais prazerosa.







Fonte da entrevista: ninamager.blogspot.com.br/ 


É claro, a transformação do corpo da mulher neste período pode afetar diretamente a vida sexual do casal, mas lembrem-se: autoestima, sensualidade e erotismo podem estar presentes sempre, em qualquer ocasião, basta querer!


Caso você tenha interesse em conhecer os nossos produtos, entre em contato. Será um prazer deixá-la ainda mais sexy durante a sua gestação!


Alécia Rocha
Consultora em Saúde e Educação Sexual